segunda-feira, 29 de março de 2010

Curvas de nível

Um dos assuntos mais complicados dentro do archicad é a ferramenta MESH, que utilizamos principalmente para terrenos.

Quando criamos as curvas de nivel, geralmente usamos como base um desenho já com as curvas desenhasdas e não com o levantamento do topógrafo que deveria ser o correto! Pronto, o desastre está feito!! Para agilizarmos o processo criamos o perímetro do terreno e, usando a varinha mágica, clicamos sobre a curva de npivel para trasferirmos as curvas para o nosso terreno….

Ao começarmos a alterar no sso terreno, as curvas mantém-se e mesmo que modifique a altura de alguns pontos, ela ainda tema em aparecer!! Pressa faz com que você pague caro em seus projetos, pois ao editarmos, cortarmos a malha começa a ficar pesada e vai ficando e… dançou, se seu micro não for potente ou se seu projeto for imenso, perde a referência, some seu terreno em 3D.. e o desespero está feito!

 

Calma, dentro do archicad, tudo tem uma solução!! Uma delas é diminuir a quantidade de pontos que a varinha mágica criará na sua curva de nível, o que se não impedir os problemas, pelo menos irá minimizá-los. Onde alterar? OPTIONS>MAGIC WAND SETTINGS.

Mas a forma correta, aquela que deve realmente ser considerada é, desenhe o perímetro do seu terreno e, crie ponto por ponto da sua curva de nível, não a curva em si, mas os pontos principais!!! Voilá! Desenho não tão pesado, possibilidades de perda de referência muito menores! Para fzer isso, basta selecionar o desenho do terreno e selecionar a ferramente mesh, com um duplo clique dentro do terreno vc cria ponto por ponto. Difícil? só até o momento de você acostumar-se com o processo, fora isso, sem traumas!

 

E para deixar a brincadeira mais divertida, vai aqui um objeto GDL, copiado de dentro do site da graphisoft, que gera automaticamente as curva de nível do terreno após as modificações (em 2D claro)

Curvas de nível

Divirtam-se!

 

Corte Lateral

Turmas de archciad para abril!

 

Consulte-nos

 

Thiago

11 2574 9314

Nenhum comentário:

Postar um comentário